Telemedicina Imersiva – VIC Technologies

A Solução definitiva para a saúde pública e privada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A TELEMEDICINA IMERSIVA

Trata-se da solução mais inovadora e definitiva voltada a resolver os problemas que orbitam o atendimento médico. Criada pelo Engenheiro João Alexandre, Presidente da VIC Technologies, usa a tecnologia de computação cognitiva da IBM (IBM Watson), associada as tecnologias de comunicação colaborativa (tele presença imersiva, tele presença, vídeo conferência, sistema de gestão controlando processos e indicadores), integradas em uma infraestrutura de rede alto desempenho, permite a troca de informações sobre pacientes, de forma interativa e em tempo real, utilizando processos digitais à distância (áudio, vídeo, monitoramento de sinais vitais, realização e avaliação de exames complementares como: Otorrinolaringologia, Radiologia, Dermatologia, Oftalmologia, Ultrassom, Eletrocardiogramas, Eletroencefalogramas, Atendimento ao idoso,  Surdos e Mudos, Segunda opinião, Vítimas de animais peçonhentos entre outros).
O CloudMed Acelera e melhora significativamente a tomada de decisão e a qualidade na conduta clínica, aumenta enormemente a capacidade de atendimentos simultâneos, a eficiência na logística e a redução nos custos com a saúde pública.

A solução inaugura ainda, processo de difusão do conhecimento, permitindo que as unidades remotas, estejam sempre atualizadas através de programa de treinamento continuado. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao materializar-se através de uma rede que integra as soluções de colaboração como a Telepresença imersiva o Mezzanine da Oblong o IBM Watson, os terminais de tele presença para telemedicina, sistema de gestão e controle e as ferramentas audiovisuais desenvolvidos pela VIC Technologies, permite que o atendimento médico especializado passa atingir as regiões mais remotas à partir dos grandes centros urbanos, onde efetivamente estão as especialidades médicas, levando assim o atendimento médico de qualidade a estas áreas normalmente desassistidas. Com a introdução na rede, de outras instituições como universidades, IVB (para atendimento a vítimas de animais peçonhentos) e outras pertinentes, é possível inaugurar um processo de educação continuada que atinge todas as unidades instantaneamente e simultaneamente.

Na educação continuada.

Além do atendimento médico a rede pode promover de forma diferenciada formação e avaliação dos alunos dos cursos regulares bem como Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado. Permite manter atualizados e capacitados profissionais das pontas remotas, sem a necessidade de deslocamento e em um trabalho com interferência direta na qualidade do desempenho do profissional. Cria, portanto, condições para que se possa inaugurar um processo de gestão e difusão do conhecimento, permitindo que as unidades remotas, estabelecimentos educacionais do seguimento incorpore todos os conhecimentos necessários para seu pleno desenvolvimento, inclusive, para, aqueles que tipicamente não estão formalizados e encontram-se apenas nas práticas dos seus diversos atores. A Rede poderá ainda, ser utilizada para reuniões corporativas, negócios, ações sociais, treinamentos e palestras em todos os níveis bem como videoconferência pública. O limite da aplicabilidade da rede repousa na capacidade criativa de seus usuários e gestores.

A Tecnologia conecta todos os educadores, gerentes, diretorias e profissionais por meio de uma rede de comunicações multimídia totalmente interativa, proporcionando a troca de conhecimento.

A Gestão do conhecimento, do conteúdo desta rede, pode recebe a influência e participação direta de alunos, clientes e dos seus profissionais responsáveis pela disseminação do conhecimento.

Por meio de metodologia inovadora, a rede possibilita ainda a formação superior de agentes educacionais e profissionais de outras organizações que recebem o conhecimento continuado. Cria uma rede gestora de formação continuada, abrangendo todas os pontos mais remotos possíveis, reduzindo custos e mantendo os profissionais em seu ambiente de trabalho.

 

Aplicação corporativa.

No mundo a aplicação das ferramentas de comunicação colaborativa voltada para telemedicina tem sido crescente. Uma organização que possua filiais em diversas localidades, e/ou operações de campo como canteiro de obras, mineradoras, construtoras, refinarias entre outras, por mais remota que estejam suas operações, poderá se beneficiar ao receber assistência médica de um ou mais unidades médicas de referência, sem a necessidade de caros profissionais especialistas presentes em suas instalações bem como oferecer atendimento preciso e logística eficiente com redução de custos significativos comparados aos atuais paradigmas de atendimento.

As tecnologias inovadoras presentes na solução.

Mezzanine ™ – É a solução mais vanguarda em sala de comunicação colaborativa que integra as mais modernas ferramentas multimídia. Introduz a tele presença, lousa ou projetor interativo, múltiplos usuários, múltiplas telas 4K, a colaboração de múltiplos dispositivo e muito mais. Esta é a comunicação de próxima geração que partilha qualquer conteúdo (exames, sinais vitais, escutadores entre outros) de qualquer dispositivo com qualquer um, em qualquer lugar.

Tele presença imersiva – Trata-se da solução de comunicação de vídeo em alta definição, onde os elementos sonoros, visuais e físicos de um ambiente de reunião são projetados para criar uma experiência Imersiva.

O objetivo da Telepresença é permitir que as pessoas em diferentes locais se comuniquem frente a frente como se estivessem no mesmo ambiente.

Trata-se de uma experiência ímpar, com qualidade de comunicação impressionante até mesmo para aqueles que já estão familiarizadas com a tradicional vídeo conferência. Esta tecnologia no CloudMed, presente nos hospitais de referência e universidades se destina a criar o ambiente para que médicos das mais diversas especialidades possam prestar o atendimento remotamente como se estivesse na presença do paciente.

Terminais de tele presença para telemedicina – Os terminais de telemedicina em suas diversas versões fornecem uma plataforma capaz de atender os pontos mais remotos como postos de saude, UPA`s, unidades do SUS entre outros. Possui capacidade de integrar diversos dispositivos médicos, videoconferência e software para capturar, armazenar, encaminhar e visualizar imagens médicas ao vivo. São de fácil operação e não necessitam de especialistas para tal.

 

IBM Watson

O Supercomputador Cognitivo da IBM que aprende, é capaz de compreender a linguagem humana e entende eufemismos, idiossincrasias e metáforas complexas.

Com o Watson será possível analisar históricos médicos, se manter atualizado quanto a pesquisas científicas e ajudar a identificar o que há de errado com pacientes. O Watson é capaz de analisar 200 milhões de páginas de dados e responder a qualquer questão com precisão em menos de três segundos. Em um momento será possível ter todas informações a respeito do histórico de pacientes, como sintomas, descobertas e casos similares e então usar os recursos analíticos do Watson, com o estado da arte do conhecimento clínico e da literatura médica, para ajudar no diagnóstico e oferecer orientação no tratamento de um paciente. Watson, pode detectar doenças antes que os pacientes apresentem qualquer sintoma.

O futuro da Saúde passará forçosamente pela medicina personalizada e de proximidade, em paralelo com uma aposta cada vez maior na prevenção e no diagnóstico precoce, o que só é possível através da tecnologia e inovação.

Quer saber mais sobre a Watson? Clique aqui e veja nosso artigo específico!



Entre em Contato